segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora a própria morte!

-
Hoje, na faculdade, falei com uma amiga minha descendente d paraguaio, q tava contando como o povo brasileiro é acomodado. Disse ela q os paraguaio e os argentino, esses, sim, são um povo q "não foge à luta", "nem teme(...) a própria morte"! (As citação do hino são minha... \,,/). Disse q estudou com uns cara q tinham participado recentemente d movimento revoltoso e q exibiam as marca da luta no corpo... Eu até brinquei q o orkut paraguaio, em "Arte no corpo", devia ter as opção "ferimento a bala", "amputação", "queimadura por granada"... Ela falou tb q o presidente anterior (a discussão começou pq perguntei o q ela achava do Lugo) era bastante corrupto, muito ruim, e q certa vez - não lembro o motivo específico - o povo ficou em frente ao prédio onde ele tava, esperando ele sair pra ser linchado!
-
Mas, infelizmente, sou brasileiro e tão cedo não vou ver umas atitude desse tipo se tornarem freqüente por aqui! E, como se não bastasse não fazer nada por seu país, nosso "povo heróico" ainda gosta de dar pitaco nos país vizinho, afirmando q a democracia é o caminho - democracia essa q tem rendido ótimos fruto pro Brasil, como qualquer um nota!...
-
Um dos povo q os brasileiro mais gostam d olhar e pensar "Ah, se eles entendessem q o mundo precisa d paz..." é a Colômbia. Numa discussão em comunidade do orkut, algumas pessoa argumentavam q as FARC deveriam abandonar a luta armada e buscar a via democrática, pacífica. Mas q tal parar d ver a coisa só agora ou da frente pra trás e ver a coisa como começou? Em q contexto surgiram as FARC? Eu decidi pesquisar. Encontrei, então, a história d Jorge Eliécer Gaitán, político esquerdista, formado em Direito, q defendeu a educação colombiana e os direito dos camponês, sendo assassinado quando sua campanha ia muito bem, obrigado, muito provavelmente garantindo sua eleição alguns ano depois, caso tivesse vivo.
-

-
Mas, junto com essa triste história, encontrei um momento q sonho presenciar e participar d algo parecido aqui no Brasil: El Bogotazo! Foi a reação do povo ante o assassinato do futuro presidente! Entendo melhor pq o sistema prefere fazer a cabeça do povo com cultura d paz e ONG's, em vez d matar os líder d MST, LCP... (Mas alguns integrante desses e d otros movimento, além dos cidadão comum, tão sendo assassinado por aí - sem divulgação na mídia, claro!)
-
Não tenho memória d elefante nem sou bom contador d história, então,pra q vcs vejam como é q as coisa funcionam num país onde ao menos a kbça do povo às vzs é soberana, dxo nossa às vezes boa wikipedia nos contar essa história:
-
[ctrl+C; ctrl+V:]
-
O trágico assassinato de Gaitán, ocorrido em 9 de abril de 1948, provcou uma enorme reação popular, a maior que se tem visto na história da Colômbia, que destruiu o centro de Bogotá, conhecido como El Bogotazo.
O provável assassino de Gaitán, conhecido como Juan Roa Sierra, foi golpeado, arrastado e crucificado frente ao palácio presidencial. A partir desse momento a multidão foi crescendo em questão de minutos até levantar-se uma imensa massa humana cujo único objetivo inicial era linchar o então presidente, o Conservador Mariano Ospina Pérez. A medida que avançava a multidão foi recolhendo qualquer ferramenta que lhe servira de arma, assaltando nos armazéns, e recolhendo armas das estações de polícia cujos oficiais não só não dispararam à multidão como colaboravam com a mesma em abastecê-los com armas.
A defesa do palácio e da guarda presidencial e os franco-atiradores localizados nas partes mais altas impediram que a multidão entrasse no palácio onde falava o presidente que acabava de chegar. Os tanques haviam demorado e o povo havia conseguido entrar ao palácio já que estava terminando a munição. A multidão dava passagem aos cinco tanques pois acreditavam que estavam apoiando sua causa e muito provavelmente assim foi, até o momento em que foi morto o coronel que os comandava pouco antes de chegar ao palácio. Uma vez na praça, os tanques giraram e dispararam à multidão frustrando seu plano. A multidão reagiu destruindo qualquer objeto ou pessoa que simbolizava o que era considerável culpável pelo assassinato de seu "Chefe": partidários do partido Conservador, a igreja, a oligarquia, etc.
O povo seguiu saindo à ruas em sinal de protesto e a anarquia e a violência se adonaram da capital. A revolta se estendeu a outras cidades do país, o que foi conhecido como a Época da Violencia na Colombia e o que muitos historiadores resumem como El Bogotazo.

-
Alguns link:
-
Biografia d Jorge Eliécer Gaitán
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JorGaita.html
Biografia mais completa do mermo. Em espanhol
http://es.wikipedia.org/wiki/Jorge_Eli%C3%A9cer_Gait%C3%A1n
História das FARC
http://www.marxist.com/farc-e-luta-classes-colombia.htm
Analista mexicano fala sobre as guerrilha americana
http://resistir.info/colombia/echeverria_09jun08.html
-
Hasta la victoria siempre, hermanos!
Axé.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Sem perder a ternura... :}

Pois é, galera, o Dia 1º passou em branco. Quem sabe isso traga paz, não?^^ Brincadeiras a parte, fato é q me esqueci d escrever algo cedo e só agora, 6 da manhã - ainda não durmi - venho inaugurar o novo ano em meu blog.

2008 foi um bom ano. Acho q foi o ano em q mais amadureci. Tvz tenha sido aquele em q mais conheci gente! Principalmente amigos virtuais - afinal coloquei net em casa em 2008! Eu não queria citar nomes, mas preciso mencionar a covardia q fizeram com o blog d um desses recente amigo virtual - o companheiro Mago Merlinus. O blog Poções do Progressivo, um dos blog q ficavam aqui do lado direito da página no meu blog, era administrado - muito bem, por sinal - pelos dedicados Merlinus e Samantha, a quem tb menciono honrosamente. Fica a tristeza quanto a esse procedimento do Blogspot/Google - e mais ainda pela pessoa q denunciou injuriosamente o blog!

Mas tenho bons pressentimentos quanto a 2009. Acho q vou sofrer mais q o normal, afinal a vida tá exigindo mais d mim, e não me sinto nem um poco preparado, mas acho q todo esse sofrimento vai me fazer tomar alguma atitude drástica. E algo me diz q essa(s) atitude drástica vai(ão) trazer coisa boa - se não pra mim, pra coletividade, q é o q importa!

Começo esse ano novo solteiro - eu tinha q fazer essa propaganda!^^ -, revoltado, criativo, nervoso - isso é sempre! -, preguiçoso, mas acima d tudo ESPERANÇOSO!!!

Tudibom pr'ocês, negrada!
Como eu disse, não vou citar nomes.Vão ficar na vontade! :P
Axé.


_,,/